Aqui e agora.

Ao longo do jogo que é a nossa vida, constatamos que dentro da nossa cabeça acontecem dezenas de equações problemáticas com um elevado nível de dificuldade de resolução. Pensamos nós que isto é a principal razão pela qual o jogo da nossa vida acaba tão rápido. Mas se realmente tomarmos atenção existem outros componentes que interferem directamente com este jogo de longos minutos.
Inconscientemente passamos os dias a relembrar o Passado e a partir deste construímos o Futuro, no entanto entre estes dois espaços temporais deixamos passar despercebido o Presente. Uma real dádiva que deixamos deslizar entre os nossos dedos, consequência disto é que somos incapazes de usufruir do tempo que passa.
Inevitavelmente surgiu na minha mente uma questão um pouco pertinente.
-“Como posso então aproveitar cada momento, o dito Presente?”
E então uma voz madura me respondeu:
-“Respira. Pratica o silêncio e a tranquilidade”
Pois bem, após isto tomei consciência de como desperdiço cada instante. Sempre que estou ocupada tenho o meu pensamento permanentemente noutro lugar distante daquilo que estou a fazer. Por exemplo, se estou de férias tenho tendência a pensar sobre o inicio das aulas, e quando estou em tempo de escola apenas me ocorre no pensamento as tais férias. Ou seja, além de “sofrer” antecipadamente com o chegar do inicio das aulas deixei de aproveitar as férias tão desejadas. Começo achar que devemos ser os seres mais inconstantes, descontentes e incompreensíveis.
Contrariamente ao que achamos, nós somos controlados pelos pensamentos. São eles os principais culpados por não aproveitarmos o Presente, eles têm um poder enorme de nos bloquear e distrair do momento vivido. Outro exemplo, quando vamos a um lugar bonito, temos a tendência de fazer o seguinte comentário: “que lugar bonito, quero cá voltar um dia!”, será que nos custa tanto assim perceber que já estamos naquele tal “lugar bonito”? Apenas nos ocorre a ideia de irmos lá futuramente e deste modo somos impedidos de usufruir daquela oportunidade. Seria muito mais fácil e proveitoso relaxar e concentramo-nos no que estamos a fazer naquele momento.
O que realmente precisamos de aprender é a saborear cada momento, para isso é necessário activarmos a nossa atenção plena. Comecemos por observar este preciso momento. Vê, cheira e ouve. Não te preocupes com as sensações proporcionadas sejam elas boas ou más, apenas deixa-te levar por elas. E repete para ti: ”agora, agora, agora”. Isto é um pouco do Presente que teimamos a ignorar.

“Saborear. Apreciar o momento faz as pessoas mais felizes – não apenas o momento em que o chocolate se derrete na boca, mas o seu efeito duradouro.”

3 comentários:

nhé istupida disse...

Adorei o texto, Cristiana.

Na realidade todos damos demasiada importância ao que foi e ao que será. E aquilo que é? Onde fica? Quando se vive?
Deve-se viver sempre "Aqui e agora".
Vive o hoje pq não sabes se haverá amanhã.

*

Sílvia disse...

Ainda gostava de saber onde vais buscar tanta inspiraçao.
Uma coisa é certa, e como diz a nhé istupida, vive o hoje pq nao sabes se haverá amanha.

beijo

Lilly disse...

Sinceramente, nunca tinha pensado no que o texto refere.
Estamos sempre demasiados ocupados com o futuro ou com o passado e esquecêmo-nos que estamos a viver o PRESENTE, não outro tempo qualquer. Não o aproveitamos da devida maneira.
Tema extraordinário +.+

Note.

[Imagens recolhidas do Google e do DevianArt]

Friend(s)